quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Apresentação do Projeto Moara

O movimento estudantil belenense levou gerações de militantes de esquerda, centro, direita, universitários, secundaristas e sociedade civil organizada a uma guerra, às vezes velada, às vezes declarada, pelo direito a meia-passagem nos ônibus urbanos e, conseqüentemente, ao acesso à educação. São mais de 50 anos de história de luta contra interesses políticos, monopólios e a polícia. Inúmeras manifestações e passeatas foram organizadas durante esse tempo. “Pula-roleta”, “quebra-quebra”, repressão policial e prisões também são constantes na memória de muitos, mas sem registros sistemáticos.
O trabalho de conclusão de curso (TCC), “História Oral da Meia-Passagem: A Experiência dos Militantes Estudantis da UFPA, 1975-2005”, da então aluna de História, Hildete Costa, resgata a importância e ampliação de uma das principais conquistas da história do movimento estudantil brasileiro e registra, pela primeira vez, a história da meia-passagem em Belém, mais especificamente a participação do movimento estudantil da Universidade Federal do Pará, nos anos 1980 e 1990, até os dias atuais. Fala também das tentativas de controle do uso da meia-passagem, como o Cartão Passe-Fácil, que fere o direito adquirido e a Lei Orgânica do Município, Artigo 146, que determina o uso da meia-passagem através da apresentação da carteira de identificação estudantil, sem burocracia.
Ampliar a pesquisa da historiadora, Hildete Costa (que coordena o projeto juntamente com o historiador doutor Pere Petit Penarrocha), e publicar um livro inédito, tendo a história presente e a história oral como aliadas na reconstrução da memória desse movimento pela meia-passagem; realizar um documentário; Home Page de pesquisa com banco de dados dos documentos do ME e uma exposição são os objetivos do PROJETO MOARA.
Ao levantar e organizar a memória do movimento estudantil pela meia-passagem, os autores resgatam, revelam e preservam também a memória do movimento social e político de Belém e se deparam com a luta de classes e questões de responsabilidade social na abordagem de temas controversos e que ainda tocam indelevelmente a vida das pessoas.

Documentário
Documentário de trinta minutos utilizado a metodologia da história oral e história presente. Projeto que será apresentado à SEMEAR. Equipe: Hildete Costa, Wanderson Lobato, Luiza Bastos, Valmir Santos, Pere Petit. Observação: falta definir a equipe técnica.

Livro
Projeto apresentado à Diretoria de Assuntos Estudantis/Proex-UFPA. O primeiro capítulo do livro trata da reestruturação do movimento estudantil após a Ditadura Militar; o segundo sobre a luta pela meia-passagem em Belém; o terceiro traz a efervescência cultural da Cidade, nas décadas de 1980 e 1990, sendo que os dois últimos capítulos serão escritos em parceria com os historiadores Pere Petit e Valmir Carlos Bispo Santos. A organização do livro está sendo feita por Hildete Costa e pelo historiador Pere Petit Penarrocha

Home Page
Site privado de pesquisa. Apresentação histórica dos documentos produzidos pelo movimento estudantil nas décadas de 1970, 80 e 90. A proposta é que estudantes tenham acesso pagando taxa simbólica e profissionais acessem mediante cadastro profissional. O site receberá o relato dos atores que estiveram no movimento.

Exposição
Instalação da luta entre estudantes secundaristas e universitários contra o Estado: Sala das armas, Sala dos Documentos e Sala das fotografias.

Nenhum comentário: